O primeiro Xbox, lançado no longínquo ano de 2001, não foi um grande sucesso comercial. Por isso, muitos não lembram, mas o controle do console foi um colosso de proporções absurdas em comparação com o que vemos hoje com PS4 e Xbox One. E, ao que tudo indica, ele pode voltar à tona.
Conhecido pelo apelido “Duke”, o controle gigantesco pode estar sendo novamente desenvolvido como fruto de uma ideia de Seamus Blackley, arquiteto do primeiro Xbox, e uma parceria com a Microsoft.
Em outubro deste ano, Blackley publicou um tweet em que fazia a seguinte pergunta: “Se nós trabalhássemos com Phil Spencer [chefe da divisão Xbox] para lançar uma versão oficial do Duke compatível com o Xbox One, você compraria?”. As respostas, aparentemente, foram positivas, a julgar por um novo tweet publicado nesta terça-feira, 6.
Na nova publicação, ele diz que está trabalhando de verdade para ver se é possível lançar uma nova versão do controle e pede aos usuários para ficarem atentos a novidades.
As promised, I am doing actual work to see if we can release a new Duke. Please stay tuned! RT if psyched! pic.twitter.com/BhkKEk7IUQ
— Seamus Blackley (@SeamusBlackley) 6 de dezembro de 2016
O fato é que o Duke tem uma história importante na Microsoft. Afinal de contas, foi o primeiro controle do primeiro console da empresa. No entanto, Blackley já afirmou que o tamanho monstruoso do aparelho também foi um dos problemas que fizeram com que o Xbox fosse o fracasso que é no Japão, onde ele foi visto como grande demais para o tamanho médio das mãos dos jogadores japoneses. A rejeição oriental ao Duke fez com que a Microsoft lançasse uma versão revisada, de tamanho mais modesto, conhecida como modelo “S”.