No contexto da pandemia de coronavírus, os games podem servir como uma maneira para aliviar a solidão do isolamento social, mas nem tudo que é demais faz bem. Pensando nisso, a Microsoft lançou o aplicativo Xbox Family Settings, que tem como base a afirmativa de que “jogar deve fazer parte de uma vida equilibrada”.

A Microsoft já havia anunciado uma prévia do aplicativo em maio, mas foi nesta quinta-feira (24) que a plataforma chegou oficialmente para Android e iOS. Por meio da ferramenta, pais e responsáveis podem criar contas para crianças e adolescente a fim de definir limites de tempo de tela por dia, bem como aceitar ou recusar pedidos de amizade.

Desde a prévia em maio, a Microsoft expandiu os recursos dando aos pais e responsáveis mais controle sobre a lista de amigos e a possibilidade de conceder mais tempo de tela. Para isso, por exemplo, as crianças e adolescentes precisam enviar uma solicitação de expansão ao adulto, que pode negar ou acatar o aumento do tempo de tela.

É possível, também, definir filtros de conteúdo e obter relatórios de uso acerca dos acessos de quem está sob controle.

Além disso, como prometido pela Microsoft, os adultos poderão, a partir do aplicativo, permitir que crianças mais novas joguem Minecraft, jogo que é considerado impróprio para quem tem menos de 10 anos de idade. Basta um clique na plataforma para que a criança tenha acesso ao game para brincar com os amigos.

É provável que a Microsoft lance recurso semelhante também para outros jogos.

Reprodução

Os novos Xbox Series X (esquerda) e Xbox Series S (direita). Imagem: Microsoft/Divulgação

O Xbox Family Settings já funciona para Windows e Xbox One, e valerá para os novos Xbox Series X e Xbox Series S em novembro, quando chegarão ao mercado.

 

Via: Engadget