Se você já realizou alguma compra in-game nos jogos “FIFA”, “Madden” e “NHL” para melhorar seu time no modo Ultimate Team, fique sabendo que você não está sozinho. Isso porque a empresa informou que arrecadou no ano passado aproximadamente US$ 650 milhões, cerca de R$ 2,6 bilhões, em vendas de artifícios digitais desses títulos.
O modo Ultimate Team consiste em montar equipes comprando “pacotes de figurinhas” que podem vir com qualquer jogador presente no game. Há diversos tipos de pacotes, desde os mais baratos, com jogadores mais fracos, até os mais caros e com chances maiores de conter astros internacionais. O pagamento pode ser feito com dinheiro virtual do game ou por transações financeiras reais.
De acordo com o diretor financeiro da EA, Blake Jorgensen, as vendas de conteúdo digital do Ultimate Team são de longe a maior fatia de arrecadação da empresa com esse tipo de comércio. Além dos títulos esportivos, outros jogos da produtora como “Star Wars Battlefront” e os jogos da série “Battlefield” contam com mapas exclusivos e armamentos que também podem ser adquiridos com dinheiro real.
O número é extremamente expressivo, principalmente se comparado com outras cifras do mercado de games. Para igualar os números da EA, a Steam, principal plataforma de venda de jogos para PC, precisou somar os valores das vendas anuais dos 20 games mais vendidos do serviço em 2015.
Via GameSpot