Imagens de um jogo de guerra foram transmitidas na TV estatal russa como se fossem da guerra na Síria. Durante um segundo, cenas do game “ARMA 3” apareceram na tela durante uma reportagem que homenageava um soldado morto no conflito sírio.

Não é a primeira vez que isso acontece: em pelo menos três outras ocasiões órgãos comandados pelo governo de Vladimir Putin usaram cenas de games quando falavam sobre conflitos do mundo real. No fim do ano passado, por exemplo, o ministério da defesa russo exibiu cenas do jogo “AC-130 Gunship Simulator: Special Ops Squadron” dizendo que eram “provas irrefutáveis” de um suposto apoio dos Estados Unidos ao Estado Islâmico.

As imagens podem ser vistas no vídeo abaixo e viralizaram no site Pikabu, uma versão russa do Reddit, antes de serem reportadas pelo BBC.

A TV estatal em questão, chamada Channel One, disse que o uso da imagem foi apenas um erro cometido pelo editor de vídeo, que pegou a cena de arquivos de uma reportagem antiga sobre jogos de computador.

“ARMA 3” foi lançado em 2013 e foi desenvolvido pela Bohemia Interactive. No game, jogadores são colocados em um combate com milhares de outras pessoas. Atualmente, o game conta com mais de 500 mil jogadores espalhados pelo mundo.