‘Super Mario Run’ decepciona Nintendo mesmo após 200 milhões de downloads

Renato Santino31/10/2017 16h01

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“Super Mario Run” foi um sucesso de popularidade. Com mais de 200 milhões de downloads, o jogo para iOS, posteriormente distribuído também no Android, liderou por meses a lista de games mais baixados das principais lojas de aplicativos. No entanto, a Nintendo está insatisfeita com o resultado, que “ainda não atingiu um ponto de lucro aceitável”.

O problema é que, apesar de muito baixado, o aplicativo não conseguiu converter um número suficiente de jogadores que pagassem para desbloquear todas as fases. O modelo confundiu muitos usuários, que viam o game grátis na loja e esperavam uma experiência free-to-play tradicional, com microtransações ou anúncios. Se o jogo já tivesse a barreira de preço de US$ 10 já no download inicial, o número de vezes que o app foi baixado seria menor.

O preço em si também é um problema por estar muito acima do que os jogadores em celulares costumam esperar de games para o Android ou iOS. A empresa recentemente tentou atrair mais público com mais fases e um corte temporário de 50% no preço, mas ainda assim os números não estão como a Nintendo gostaria.

O mesmo não pode ser dito de outros esforços mobile da Nintendo. “Fire Emblem Heroes”, distribuído em um formato free-to-play mais convencional, tem trazido resultados muito mais rentáveis para a Nintendo, embora os números não sejam detalhados. “Para este título, ouvimos as vozes dos nossos consumidores e fornecemos atualizações contínuas. Como resultado, estamos caminhando para alcançar nossos objetivos comerciais”, disse a companhia. A expectativa é que o sucesso se repita com “Animal Crossing: Pocket Camp”, também com uma estrutura free-to-play convencional.

Já em relação a “Super Mario Run”, embora o jogo não tenha gerado o lucro que a Nintendo esperava, ele não pode ser descrito como fracasso. Como nota o site The Verge, ele abriu portas para a empresa em um mercado onde ela não tinha presença e pode ter tido um efeito “Pokémon Go”, gerando antecipação para a experiência completa da franquia, encontrada no recém-lançado “Super Mario Odissey” para o Switch, que tem sido sucesso de público e crítica.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital