A Sony divulgou nesta sexta-feira, 28, seu tradicional balanço financeiro referente ao seu último ano fiscal. A japonesa aproveitou a ocasião para revelar que já vendeu mais de 60 milhões de unidades do PlayStation 4 em todo o mundo desde o lançamento do console.
O número inclui também o PS4 “slim” e o PS4 Pro, ambos anunciados no ano passado. Desse total, 20 milhões foram vendidos somente em 2016. A expectativa da empresa é de vender mais 18 milhões de unidades do console até março de 2018, quando termina este ano fiscal.
É difícil comparar os números da Sony com os da Microsoft porque a concorrente não revela quantas unidades do Xbox One já foram vendidas. O que se sabe é que a divisão de games da Microsoft (que inclui o Xbox One, Xbox 360 e também jogos no Windows 10) rendeu quase US$ 2 bilhões só nos últimos três meses de 2016.
No mesmo período, no entanto, a Sony fez US$ 5,3 bilhões com sua divisão de “games e redes”, que inclui tudo relacionado à marca PlayStation, mas também inclui outros produtos e serviços não relacionados. Ou seja, as duas empresas fazem cálculos diferentes para estimar os ganhos com games, tornando difícil uma comparação justa.