O negócio de jogos da Sony é hoje o mais importante da companhia, sustentando áreas que não vão tão bem das pernas como as de TVs e celulares. Agora, a companhia deve tomar medidas para expandir ainda mais a marca PlayStation e levá-la para os celulares, seguindo os passos da Nintendo.

Os planos já são oficiais, com pelo menos cinco jogos a serem lançados durante o próximo ano, no período entre março de 2017 e março de 2018. O desenvolvimento fica por conta da ForwardWorks, uma subsidiária da Sony aberta neste ano com foco em games mobile. Os jogos serão lançados para o Android e o iOS, saindo  primeiro no Japão e em seguida para outros países da Ásia.

A decisão é importante para a empresa especialmente pelo atual estado do mercado japonês. A consultoria Newzoo estima que o mercado de jogos gera receitas de US$ 12,4 bilhões; 50% deste valor vem dos games mobile, e apenas 38% do ramo dos consoles. É uma tendência que contraria o que é observado em outros mercados, onde os consoles ainda movimentam mais dinheiro, e explica porque Sony e Nintendo, ambas japonesas, decidiram testar as águas dos games mobile.

A companhia, no entanto, ainda não anunciou quais serão estes jogos, mas é de se esperar que a Sony aproveite suas séries e personagens marcantes como Uncharted, God of War, Ratchet & Clank, Killzone, Little Big Planet entre tantas outras. Crash Bandicoot também é uma marca muito popular do mundo PlayStation, mas dependeria da aprovação da Activision, detentora da marca.

Como a empresa não dá detalhes sobre os jogos, só nos resta especular. É pouco provável que estes games sejam portes dos jogos completos de PlayStation, porque raramente jogos de console, pensados para o uso de controles, são bem jogados em telas de toque. É mais plausível que a Sony opte pelo mesmo caminho da Nintendo, e crie novos jogos com base em seus personagens consagrados, em formatos que funcionam melhor no celular.