Sony confirma que não participará da E3 2019 e surpreende fãs do PlayStation

Redação15/11/2018 22h44, atualizada em 15/11/2018 22h53

20160613232644

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Sony surpreendeu os fãs de games ao redor do mundo ao anunciar que não participará da E3 2019. A maior conferência de jogos do mundo teve suas datas anunciadas nesta quinta-feira, 15, com participação da Nintendo e Microsoft, mas sem menções à fabricante do PlayStation. Questionada, a companhia japonesa disse que pretende “experimentar novas formas de interação com seus fãs”.

Em resposta à publicação do Ars Technica, a Sony afirmou que pretende depender menos de conferências físicas em 2019. Segundo a companhia, o objetivo é seria interagir diretamente com os fãs da marca, o que pode significar transmissões online similares às Nintendo Direct. Seja qual for o motivo, a atitude não deixa de ser surpreendente: é a primeira vez que a empresa deixará de participar da E3 desde 1995.

Nesta quinta-feira, 14, a organização da E3 divulgou que a próxima edição da conferência acontecerá entre os dias 11 e 13 de junho em Los Angeles, nos Estados Unidos. O anúncio contou com declarações dos executivos da Microsoft, que deve ser a protagonista da próxima edição da feira, e da Nintendo, que normalmente tem participação mais tímida.

A decisão da Sony em priorizar eventos virtuais segue o caminho oposto ao da grande rival Microsoft nos últimos anos. A fabricante do Xbox One, por exemplo, acabou de fazer uma grande conferência física na Cidade do México para anunciar novidades para o Game Pass e para o próprio console. Por outro lado, é possível que a companhia japonesa esteja de olho na compatriota, que tem obtido bons números com o Nintendo Switch mesmo focando em eventos online.

Por fim, é possível que a decisão da Sony tenha ocorrido pelo fraco calendário previsto para 2019. Com a nova geração de consoles prevista para chegar em 2020, é provável que a empresa, que anda mal em outros setores, prefira não gastar muito em uma conferência que não deve ter grandes anúncios de jogos. Resta aguardar para saber quais serão as estratégias do PlayStation para manter os consumidores animados no próximo ano.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital