Ao que tudo indica, a Samsung está tentando fazer as pessoas esquecerem o fiasco do Galaxy Note 7, começando pelo YouTube. A empresa começou a caçar e derrubar alguns vídeos que parodiavam os incidentes incendiários do smartphone no YouTube.
Para quem não viu, recentemente, começou a viralizar no serviço de vídeos do Google uma modificação do jogo GTA 5 que incluía o celular da empresa como uma piada; dentro do game, o aparelho se transformava em uma bomba de destruição em massa.
Agora ficou bem claro que a Samsung não ficou nem um pouco feliz com a brincadeira. Isso porque a empresa começou a usar a ferramenta de DMCA do YouTube, feita para proteger direitos autorais, para tirar os vídeos do ar.
O caso parece muito claramente um abuso da ferramenta, já que o sistema foi criado para evitar a pirataria e a cópia irregular de conteúdo. Os vídeos com mods de GTA 5 são perfeitamente legítimos e não é por que o Note 7 aparece que eles deixam de ser. Os usuários que publicaram o material estão obviamente exercitando um direito de paródia, que não têm a menor intenção de lucrar com a propriedade intelectual da Samsung.