Donos de dispositivos da Apple podem nunca poder jogar títulos da Nintendo e a culpa é da Apple TV.  De acordo com especialistas, a nova geração do dispositivo pode ter acabado com todas as esperanças de que a Nintendo disponibilizasse seus jogos para o sistema. Entenda por quê.

Tradicionalmente, a Nintendo tem trabalhado de maneira bastante rígida para gerenciar seus recursos de hardware e software, se recursando a partilhar seus títulos com outras companhias. Em 2013, o presidente Satoru Iwata declarou que se o futuro da Nintendo a longo prazo não fosse levado em consideração, somente os lucros de curto prazo, ele poderia considerar a partilha de ‘concessões importantes’ com outras plataformas. “No entanto, sou responsável pelo futuro a longo prazo da companhia, então eu nunca pensaria em fornecer nossos preciosos recursos a outras plataformas”, declarou, na época.

Tradição

Em uma entrevista realizada no início do ano, o executivo da Nintendo, Dan Adelman, explicou que a companhia possui um certo respeito aos processos hierárquicos, optando sempre por ser leal aos princípios antigos em detrimento dos modernos, o que pode explicar as recorrentes recusas de pedidos de jogadores para que os títulos pudessem rodar em smartphones e tablets. Mas, para Adelman, o posicionamento deveria mudar: “Eu adoraria ver a Nintendo fazer um esforço para incentivar as pessoas da empresa a avançar em propostas ambiciosas”, declarou.

Apple TV

Muita gente apostou que a Apple TV poderia ser um meio termo para a Nintendo, já que a companhia anunciou que permitira que empresas fabricassem seus próprios controles, permitindo que elas também conseguissem obter lucros com a plataforma. A novidade, no entanto, não saiu do papel: a Apple anunciou recentemente que todos os aplicativos da Apple TV serão obrigados a suportar o controle original do dispositivo, mesmo que também funcionem com controles de terceiros.

Com a permissão, é improvável que a Nintendo ofereça a possibilidade de que seus jogos rodem nos dispositivos da Apple. Ao que tudo indica, quem quiser jogar os tradicionais títulos da Nintendo terá mesmo que comprar um console da companhia.

Via TheNextWeb