O cenário de games está lotado de jogos com arenas de batalha multiplayer online (famoso “Moba”). Em geral, eles são variações de League of Legends e Dota 2, ou até Smite e Clash Royale. Então, para se destacar, é preciso fazer algo diferente.
Desenvolvido pela empresa brasileira Hoplon, Heavy Metal Machines é bem diferente. Na verdade, é até difícil classifica-lo como um Moba. As partidas se passam numa arena, ok. Existe uma batalha em curso, ok. É multiplayer, ok. Mas destruir o adversário (ou sua base) não é o objetivo final – e sim fazer gols.
Usando referências antigas (que certamente entregam minha idade), é como se Rocket League tivesse as armas de Twisted Metal, as pistas e o visual de Death Rally, e a trilha sonora de Rock N’ Roll Racing.
Esta última referência, um clássico da Blizzard em 16 bits, não é gratuita. Na versão em inglês, o jogo é narrado por Larry Huffman, o mesmo do game do SNES/Mega Drive. Para a versão brasileira, a Hoplon escalou uma voz conhecida do cenário: Bruno Sutter, mais conhecido como Detonator, o Filho do Deus Metal.
As partidas de Heavy Metal Machines consistem em duas equipes de quatro jogadores, cada um controlando um veículo. O objetivo é levar (rebocar?) a bola de metal para o gol adversário, passando por um caminho labiríntico com armadilhas. Os jogadores que não estão com a bola podem cortar caminho, e assim se locomover mais facilmente pelo mapa – seja para defender a bola ou para atacar quem a leva.
São 17 personagens jogáveis, divididos em três classes principais: Interceptador, Suporte e Transportador. Qualquer um pode levar a bola, mas o jogo fica mais estratégico se as funções forem divididas. Os interceptadores são geralmente mais rápidos e bem armados, ideais para perseguir a bola. Os transportadores são como tanques, lentos e resistentes – aguentam muita porrada antes de explodir e perder a bola. Os interceptadores dão suporte, seja curando os outros jogadores ou montando armadilhas.
Cada personagem tem sua identidade visual, sua história e – mais importante – suas armas. Seja longa distância ou curta, o segredo está em dominar as habilidades do seu personagem para saber bem quando e como atacar. Lembrando sempre que você pode ter o maior número de kills na partida, mas ganha quem fizer três gols primeiro.
Os cenários das partidas podem até mudar, mas todos possuem áreas que causam dano ao jogador ou o fazem perder a bola (este último, especialmente quando vai chegando perto do gol). Os controles são extremamente simples, e servem para descomplicar o game enquanto o tornam divertido.
Com o botão esquerdo do mouse você acelera, e com o cursor controla a direção do veículo. Saber ajustar para poder fazer curvas mais fechadas com rapidez pode demorar, mas em poucas horas o jogador pilotará com desenvoltura. O cursor do mouse também serve para indicar a direção dos ataques, que são feitos com os botões Q,W,E e R. Como em qualquer Moba, as habilidades levam tempo para recarregar (cooldown reduction ou apenas CDR), que muda a cada personagem e de acordo com o nível de poder. O botão de Espaço agarra ou arremessa a bola.
Heavy Metal Machines está disponível no Steam e é gratuito para jogar. A Hoplon também promove torneios competitivos com prêmios em dinheiro, então uma pequena cena de e-Sports está em formação. É uma boa opção para quem curte assistir batalhas online, mas nunca foi muito bom de jogo mesmo (quem sabe seu estilo seja mais simples e frenético?!).