Público que mais gasta tempo em jogos está nos consoles, diz pesquisa

Jogador dos consoles está se tornando cada vez mais maduro e conectado ao mundo dos jogos online, diz estudo da PGB
Da Redação09/09/2020 15h07, atualizada em 09/09/2020 17h28

20200909121355-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova pesquisa de comportamento dos gamers brasileiros apontou que o público que mais gasta horas nos jogos está nos consoles. A comparação mostra que, ao todo, estes usuários passam mais dias da semana e mais tempo total, quando comparados ao público do PC.

De acordo com a pesquisa da PGB, 41,5% dos jogadores de console gastam até três horas por dia em seus jogos digitais; 17,5% ultrapassa este tempo diário. Os jogadores que possuem computadores tendem a gastar menos tempo por dia: 32,1% jogam entre uma e três horas diárias, enquanto 19,3% investem mais horas cotidianamente.

Público adulto crescente

A pesquisa informa que o perfil do público de consoles vem amadurecendo ao longo do tempo. Cerca de 37,5% dos jogadores tem entre 25 e 34 anos, enquanto os jovens adultos, de 16 a 24 anos, somam 29,6% do total de gamers. Esta tendência tem ligação com produção de jogos cada vez mais complexos, com narrativas voltadas a uma audiência adulta.

O público dos consoles também se mostra apto aos jogos online. Cerca de 58% declarou jogar no modo multiplayer, com 32,1% da base de jogadores jogando entre três e seis dias por semana. A propensão por compras online, seja de pacotes de expansão ou jogos completos, ainda é baixa; 23% adquirem jogos digitais e 21,4% assinam pacotes para jogar em modo online.

Reprodução

Plataforma multimídia

Segundo os donos de console, as vantagens destes produtos aos computadores está tanto na versatilidade dos aparelhos quanto nos títulos exclusivos de cada empresa. Para 32,3% dos entrevistados, jogos disponíveis unicamente para cada plataforma são uma vantagem clara, enquanto 30,4% consideram que utilizar os consoles para ouvir música e ver filmes é mais fácil e melhor nos consoles.

A pesquisa da PGB está em sua sétima edição, e ouviu 5.830 pessoas nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Seus resultados demonstram que a tendência do público adulto adotar os consoles como sistema de entretenimento completo para a casa é cada vez mais real. Seja pela facilidade de reprodução de outras mídias, pelos títulos mais complexos e pela estrutura do multiplayer de cada plataforma.

Fonte: PGB

Colaboração para o Olhar Digital

Da Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital