Produtora explica por que demorou para lançar Pokémon Go no Brasil

Redação05/08/2016 17h28, atualizada em 05/08/2016 17h38

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Após mais de um mês, os brasileiros finalmente puderam usar seus smartphones para caçar pokémons pelas ruas nesta semana. Durante a espera houve fãs fazendo campanha na Google Play, procurando formas de driblar o bloqueio e até hackeando um dos produtores do game.

Em um post em seu blog oficial, a Niantic, desenvolvedora do game, deu mais uma explicação para a demora. A empresa, que já havia culpado “o grande número de usuários” pelo atraso no lançamento em diversos países, agora diz que apps de terceiros também foram um problema.

“Nós nos atrasamos para lançar o jogo devido a esforços agressivos de terceiros que queriam acessar nossos servidores sem usar o cliente do jogo Pokémon Go e sem seguir nossos termos de serviços”, disse a empresa. Esses terceiros são aplicativos de geolocalização que dão uma “ajudinha” na caça aos pokémons.

Apps como o Pokévision permitiam que o usuário abrisse um mapa completo da sua região para descobrir onde estavam os pokémons escondidos do game. Esse tipo de ajuda externa foi encarada como trapaça pela Niantic, que bloqueou o game para quem usasse um desses apps para jogar.

Ainda de acordo com a produtora, essas “trapaças” estavam exigindo muito dos seus servidores, o que impedia o alcance do game a novos usuários. Em um gráfico divulgado pela Niantic, é possível ver como a pressão no número de acessos diminuiu depois que esses aplicativos foram bloqueados, liberando mais espaço para novos países também jogarem.

Reprodução

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital