Você pode até ter se divertido com “Pokémon Go”, mas a Pokémon Company, a empresa que criou os monstrinhos de bolso, divertiu-se mais. De acordo com os resultados financeiros divulgados recentemente pela empresa, a sua receita no último ano fiscal foi 26 vezes maior que a do ano anterior. Foram mais de US$ 143,3 milhões contra US$ 5,6 milhões no ano anterior.
O salto de receita foi percebido pelo blogueiro Serkan Toto, que atribuiu a dois fatores esse crescimento desproporcional: primeiramente, ao lançamento do jogo mobile “Pokémon Go” na metade do ano passado; além disso, ao lançamento dos jogos “Pokémon Sun” e “Pokémon Moon” para o Nintendo 3DS no final de 2016.
Pokémon Gold
“Pokémon Go”, no entanto, deve ter sido o maior responsável por esse aumento. Desde seu lançamento, o aplicativo vem fazendo maravilhas para a receita das empresas envolvidas e para as ações da Nintendo. Além disso, no ano do lançamento de “Pokémon X & Y” (os antecessores de “Pokémon Su & Moon”), a receita da Pokémon Company ficou em US$ 18,4 milhões.
Infelizmente, como o TechCrunch ressalta, não há mais detalhes sobre de onde veio essa receita – quanto veio de compras no aplicativo e quanto veio de acordos de patrocínio. Por outro lado, esses resultados surpreendentes já eram esperados: em fevereiro, a empresa de pesquisa de mercado Sensor Tower estimou que o app já havia batido a marca de US$ 1 bilhão em receita.
E a Pokémon Company não parou desde então. A empresa recentemente lançou outro jogo dos monstrinhos de bolso para celular: trata-se de Magikarp Jump, um jogo no qual o peixinho curioso é o único personagem jogável.