Pokémon Go é o aplicativo que mais está gerando dinheiro na App Store

Redação12/07/2016 14h26, atualizada em 12/07/2016 14h37

20160711112728

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Apesar de ser gratuito e limitado para os Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, o Pokémon Go já é o aplicativo que mais está gerando dinheiro na App Store da Apple entre aqueles da categoria freemium – apps com opções de compras dentro da plataforma.

Segundo o analista da Macquarie Capital Securities, David Gibson, como os jogadores podem comprar moedas virtuais para melhorar os personagens, o aplicativo acaba lucrando com o tempo.

É esperada que inclusão tardia da Nintendo em apps para smartphones junto com uma das franquias mais populares impulsione os lucros líquidos da empresa em até 15%. No entanto, Gibson ressalta que ainda não está claro o quanto a própria Nintendo estaria ganhando de sucesso do jogo.

“Nós presumimos que, de cada 100 unidades de ganhos na App Store, 30 iria para a Apple, 30 a desenvolvedora do software Niantic, 30 para a Pokémon e de 10 para a Nintendo”, afirma.
Os 30% da parte que vai para Apple ajudam a manter e melhorar o mercado de softwares da iOS, sendo que as vendas da App Store são uma parte importante do segmento de serviços da empresa, que teve um crescimento de 20% no primeiro trimestre do ano.

A Apple tem cada vez mais enfatizado o valor de seu negócio de serviços para os investidores, especialmente ao longo dos últimos dois trimestres em que as condições econômicas globais e taxas de câmbio desfavoráveis colocaram um amortecedor sobre as vendas de hardware da empresa.

Em abril de 2015, a empresa App Annie observou que, enquanto o Google registrou 70% mais no número de downloads do que a Apple, a App Store teve uma receita 70% maior. O maior gasto dos clientes da Apple pode estar vinculado a uma melhor experiência de loja com títulos mais atraentes, exclusivo, mas também está relacionado ao fato de que os usuários iOS são mais propensos a pagar por aplicativos e funções das plataformas.

Além disso, os clientes da Apple têm certeza de que os aplicativos baixados irão funcionar em seus dispositivos. Poucas horas depois do lançamento do Pokémon Go, alguns usuários descobriram que seus aparelhos não suportavam a tecnologia de realidade aumentada.

Via AppleInsider

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital