Pioneira nos games, Atari lança sua própria moeda digital

O Atari Token iniciará sua venda pública no fim do mês, com o preço unitário foi definido em US$ 0,25 por token; moeda poderá ser usada em microtransações em jogos em múltiplas plataformas
Renato Mota16/10/2020 20h04, atualizada em 16/10/2020 20h10

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A Atari garante que está “dando os toques finais” no primeiro lote de consoles Atari VCS – que marcam a volta da empresa ao mercado de hardware – e as primeiras unidades devem ser enviadas aos apoiadores do projeto “muito em breve”. Mas o videogame não é a única novidade que a icônica marca trará no seu retorno: a Atari também está lançando sua própria moeda digital.

O Atari Token iniciará sua venda pública no Bitcoin.com Exchange no próximo dia 29. O preço unitário foi definido em US$ 0,25 por token, com um limite rígido para a venda pública de um milhão de dólares. A venda será implementada pela subsidiária Atari Chain e o Grupo Atari tem direito a 35% da receita.

A ideia da criptomoeda, que é baseada na Ethereum, é servir como referência para pagamentos dentro da indústria de videogames. As desenvolvedoras podem optar por usar o Atari Token como moeda para microtransações dentro dos jogos (independente da plataforma), criando de um ecossistema baseado em blockchain e ancorado em torno da marca Atari.

Atari/Divulgação

Atari VCS, novo console da Atari que será lançado em 2020. Imagem: Atari/Divulgação 

Algumas empresas já aderiram (a maior parte delas desenvolvedoras de games mobile), como a Animoca Brands, Chain Games, Robot Cache, Game Taco e Arkane Network. Após a venda inicial, Atari Tokens serão negociadas pelas corretoras Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash. Os primeiros casos de uso são nos domínios onde o Grupo Atari já está ativo, como cassinos que usam criptomoedas, videogames ou jogos de blockchain.

Durante a primeira rodada de pré-vendas do Atari Token,US$ 514 mil foram negociados a um preço por token de US$ 0,08 cada (correspondendo a 74,19 BTC na época). O montante foi contribuído principalmente pelos parceiros para financiar o desenvolvimento do projeto. O principal objetivo da primeira rodada foi essencialmente testar a plataforma, validar a interface do usuário e auditar o sistema de back-end.

A Atari ainda fechou uma segunda rodada de vendas privadas no valor de US$ 1 milhão ao mesmo preço de US$ 0,08, arrecadado de terceiros e de seu parceiro de negócios ICICB. Uma terceira rodada está no ar e será encerrada antes da venda ao público.

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital