A Nvidia publicou na semana passada um estudo sobre “redes adversariais gerativas” – um tipo de sistema capaz de gerar imagens. No entanto, a rede criada pela empresa tinha o objetivo de gerar imagens de pessoas que nunca exisitiram, partindo de imagens de pessoas famosas. 

Embora a pesquisa possa parecer estranha, ela faz sentido. Afinal, a empresa é uma das maiores produtores de placas de vídeo para jogos, e gerar imagens extremamente realistas – mesmo de pessoas que não existem, como personagens de videogames – é um objetivo importante para ela. O vídeo mostrando os resultados impressionantes obtidos pela empresa pode ser visto abaixo:

Um faz, o outro dá palpite

“Redes adversariais gerativas” são basicamente sistemas compostos por dois algoritmos diferentes que atuam em conjunto, de acordo com o Engadget. Um deles – o gerador – fica encarregado de produzir alguma coisa. O outro, por sua vez – o discriminador – pega a coisa que o primeiro produziu e compara-a com determinados parâmetros. Em seguida, ele informa ao primeiro algoritmo o que havia de errado com sua produção, e então o primeiro algoritmo gera um novo produto incorporando esse feedback.

No caso da pesquisa da Nvidia, o objetivo era gerar imagens de pessoas. Para isso, o gerador do sistema foi treinado com as imagens de um banco de dados chamado “CelebA”, que contém fotos de celebridades. Em seguida, usando o que ele aprendeu com esse banco de dados, ele foi solicitado a gerar novas imagens de pessoas. Os resultados foram mostrados ao discriminador, que comparou as imagens produzidas quanto à sua semelhança com pessoas de verdade. 

Isso é o que todas as redes desse tipo costumam fazer. No entanto, como o Gizmodo aponta, o avanço da Nvidia estava em fazer com que os dois algoritmos começassem a trabalhar em baixa resolução, e ir aumentando a resolução progressivamente. Segundo a empresa, esse método “estabiliza enormemente o treinamento e nos permite produzir imagens com qualidade sem precedentes”.

Aplicações

Por enquanto, a rede só consegue gerar imagens estáticas de pessoas que nunca existiram. No entanto, a ideia é que esse treinamento possa ser aplicado para gerar rostos de aparência humana que possam ser animados – seja para jogos, seja para aplicações de realidade virtual, ou até mesmo para filmes de animação. 

O método desenvolvido pela Nvidia e descrito no estudo também pode ajudar outros pesquisadores a treinar outras redes neurais para outros fins. A própria empresa também empregou esse mesmo sistema para gerar imagens de objetos a partir de um conjunto de treinamento. Mas os resultados desse teste, que também podem ser vistos no vídeo, não foram tão promissores.