O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou nesta semana o início das operações do USS Colorado, seu novo submarino militar. Mas o que chama a atenção no veículo é que ele é parcialmente operado por um controle de Xbox 360.
O USS Colorado tem 114 metros de comprimento e possui 12 tubos capazes de lançar até seis mísseis Tomahawk cada. Ele foi chamado pelo Secretário Nacional da Marinha, Richard Spencer, de “uma verdadeira maravilha da tecnologia e inovação”.
O controle de Xbox, adaptado para servir aos propósitos do submarino, serve para manusear os mastros fotônicos – sensores que substituem telescópios em submarinos modernos. Ou seja, o controle é usado em um dos sistemas mais importantes do veículo.
No entanto, esta não é a primeira vez que o poder militar dos EUA se aproveita de uma tecnologia com origem nos games. O exército norte-americano já usou um controle de Xbox 360 para operar um canhão de laser contra drones e morteiros, lembra o Gizmodo.
Em setembro do ano passado, a Marinha dos EUA anunciou que começaria a substituir seus controladores em formato de joystick, que custam US$ 38 mil cada, por controles de Xbox em uma série de mecanismos, navios e outras operações.
Segundo o Departamento de Defesa norte-americano, a vantagem de usar controles de Xbox é a de que eles são mais baratos, mais fáceis de trocar e não precisam de treinamento, já que muitos militares já sabem usá-los intuitivamente.