O especulado Game Mode do Windows 10 finalmente deu as caras. A Microsoft incluiu o recurso na nova compilação (15007) de testes do sistema operacional para os usuários cadastrados no programa Windows Insider. A novidade foi encontrada dentro do aplicativo Xbox do sistema, embora a empresa ainda não a tenha oficializado.
O site MSPowerUser fez as capturas mostrando como ativar a opção, mostrando que não se trata de um rumor insubstancial. A descrição da Microsoft diz que, ao ativar o recurso, o sistema faz os jogos se tornarem “a maior prioridade para melhorar a qualidade do seu jogo”.
Apesar de a Microsoft ainda não dar detalhes sobre o funcionamento da ferramenta, é provável que o sistema suprima processos secundários do sistema operacional com o objetivo de dedicar mais recursos do processador, da placa de vídeo e da memória RAM para ganhar melhor desempenho de jogos.
É uma forma de aproximar o funcionamento dos PC aos consoles. Os videogames se aproveitam do fato de serem máquinas dedicadas exclusivamente aos games para extrair o máximo de componentes razoavelmente fracos em comparação com o que vemos nos PCs. Aplicar o mesmo conceito em computadores poderia melhorar ainda mais as máquinas, que já são muito mais poderosas que os consoles normais.
Junto do Game Mode, a Microsoft também está testando um recurso que permite transmissões ao vivo de jogos graças ao Beam, serviço comprado pela empresa no ano passado. A expectativa é que as novas ferramentas já estejam prontas para a próxima grande atualização do Windows 10, chamada de Creators Update, que será lançada em abril.