Uma inteligência artificial chamada Go-Explore, desenvolvida pela equipe de IA da Uber, agora é capaz de jogar quase qualquer jogo do Atari 2600 com resultados “sobre-humanos”, e atingir novos recordes em muitos deles.

Segundo o Engadget, a Go-Explore teve um desempenho “ordens de magnitude” melhor do que concorrentes como uma IA desenvolvida pela Deepmind, do Google. Ela foi a primeira capaz de atravessar todos os níveis em Montezuma’s Revenge, e conseguiu pontuação quase perfeita em Pitfall!.

Entre outros jogos “dominados” pela IA estão Venture, Private Eye, Bowling, Freeway, Berzerk, Gravitar, Centipede, Solaris e Skiing. Além de jogos, a IA também foi usada em um robô simulado, em uma tarefa envolvendo pegar e organizar objetos.

Os resultados da Go-Explore foram conseguidos graças a um novo algoritmo, que se lembra de estados “promissores” em uma análise e retorna a eles antes de iniciar a exploração de uma solução.

Entretanto, o objetivo da IA não é “jogar Atari”, mas sim obter habilidade na análise de cenários e solução de problemas. É algo que pode ser usado, por exemplo, em veículos autônomos, uma das tecnologias nas quais a Uber tem interesse.