Os Xbox Series X e S nem foram lançados oficialmente, mas já contam com um enorme catálogo de jogos. Isso porque todos os jogos do Xbox, Xbox 360 e Xbox One que rodam nos consoles da geração atual também poderão ser reproduzidos na próxima, já no primeiro dia.
É uma garantia do diretor de gerenciamento de produto do Xbox, Jason Ronald. Em uma publicação no Twitter, o executivo contou que conduziu mais de 500 mil horas de testes com jogos para determinar isso. A exceção entre os games são os que requerem Kinect para funcionar.
After 500K+ hours of testing, we’re are excited to share that all Xbox, Xbox 360 and Xbox One games playable on Xbox One today, except for the handful that require Kinect, will be available – and look and play better – on Xbox Series X|S at launch.
— Jason Ronald (@jronald) October 28, 2020
O comentário é uma evolução do que a Microsoft vinha prometendo. Anteriormente, a empresa havia dito que os consoles de próxima geração seriam compatíveis com “centenas” de jogos do Xbox 360 e algumas franquias selecionadas do Xbox original. O discurso depois evoluiu para os novos aparelhos rodando versões dos jogos compatíveis com o Xbox One S – sem mencionar aprimoramentos.
Já Ronald, no seu tuíte, afirmou que todos os títulos terão “melhor aparência e desempenho” no Xbox Series X e S no dia do lançamento. Isso significa que os novos consoles terão mais de 600 jogos disponíveis, só entre os títulos retrocompatíveis do Xbox e Xbox 360 (a lista completa pode ser vista aqui), sem contar os lançamentos do Xbox One.
Por outro lado, a Sony afirma que o PlayStation 5 será capaz de rodar quase todos os jogos do PlayStation 4 sem problemas, mas não discute muito os games de gerações anteriores. “O PS4 já tem 100 milhões de jogadores; pensamos que eles deveriam querer jogar títulos PS4 no PS5 também, então incluímos a compatibilidade com o PS4”, afirmou o CEO da empresa, Jim Ryan, em uma entrevista para a Famitsu.
A empresa afirmou em várias ocasiões que a compatibilidade com versões anteriores seria a chave para fazer com que os proprietários de consoles Sony existentes migrassem para a nova geração, mas especificou que isso se aplicava ao PS4 e não às gerações anteriores. “Os jogos exclusivos estão todos lá, assim como grandes títulos de parceiros. Se você é novo no PlayStation ou se não tinha um PS4, mas está comprando um PS5 com uma assinatura PS Plus, você basicamente obterá o PS4 lá pelo preço da assinatura”, disse Ryan.
Via: Games Industry