Diversos relatos indicam que lojas varejistas parecem ter menos unidades da versão digital do PlayStation 5 (aquela sem entrada para discos) do que da versão padrão (e mais cara).
A ArsTechnica confirmou as alocações iniciais de pré-encomenda para nove lojas GameStop dos Estados Unidos, e descobriu que cerca de 24% do estoque disponível nesses locais é da versão digital do PS5, enquanto a versão padrão ocupa os 76% restantes nas lojas.
As proporções variaram de loja para loja; algumas registraram somente 13% dos consoles pré-encomendados sendo da edição digital, enquanto outros locais chegaram a encomendar 33% do estoque nessa versão. A quantidade mais observada gira em torno de 20%.
Embora a ArsTechnica observe que isso “não representa exatamente uma pesquisa científica de varejo”, os lotes testados de pré-encomendas do PS5 aconteceram em diversas cidades dos EUA, como na capital Washington DC (em duas lojas), Pittsburgh, Baltimore, Kansas City, Dallas, Boston e Austin.
Já era esperado que o estoque de consoles na versão digital fosse bem menor que na versão padrão. O presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, chegou a falar sobre o assunto com o site japonês AV Watch, mas não confirmou se as especulações eram verdadeiras.
“A proporção entre a edição digital e o modelo de unidade de disco é algo que não podemos divulgar neste momento”, afirmou Ryan. “Não podemos dar informações específicas sobre números, mas podemos dizer que planejamos produzir a quantidade necessária de unidades para atender a demanda por aquele tipo de modelo”.
“No entanto, nunca produzimos dois modelos de console diferentes ao mesmo tempo antes, então decidir o número certo e a proporção certa é muito difícil de saber”, explicou o CEO. “Estamos fazendo nosso melhor para prever a demanda”.
O PlayStation 5 padrão custará R$ 5.000 no Brasil, R$ 500 a mais do que a edição digital. A única diferença entre os consoles é a presença de uma unidade de disco na versão padrão. Apesar de pequena, essa diferença de preço pode tentar muitos consumidores ao redor do mundo, que buscam pelos benefícios da nova geração, mas a um valor menor.
A Sony teve uma abordagem diferente da Microsoft, já que o Xbox Series S é cerca de R$ 1.000 mais barato que o Xbox Series X, mas possui algumas outras limitações além do drive de disco.
Via: IGN