Microsoft e Sony anunciam parceria estratégica para jogos na nuvem

União deve reforçar o poderio das empresas no mercado de games para rivalizar com o recém-apresentado Stadia, do Google
Redação16/05/2019 18h36, atualizada em 17/05/2019 00h20

20190222085750

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
Megaprojetos

A Microsoft e a Sony firmaram um acordo bastante incomum hoje: as duas rivais vão fechar uma parceria para serviços de games executados na nuvem. “As companhias vão explorar o desenvolvimento conjunto de futuras soluções para a nuvem no Microsoft Azure, para que o software dê suporte a suas próprias plataformas de streaming de jogos e conteúdos”, afirma a Microsoft em comunicado.

De acordo com a gigante de tecnologia norte-americana, “esses esforços vão incluir também a construção de melhores plataformas de desenvolvimento para a comunidade de criadores de conteúdo”. Isso significa que tanto a Sony quanto a Microsoft podem estar planejando uma parceria para serviços futuros direcionados a criadores e à comunidade gamer. Trata-se de um negócio de grandes proporções, e uma sentida derrota para a principal rival da Microsoft, a Amazon.

Passaram-se apenas dois meses desde que o Google revelou o Stadia, seu novo serviço de streaming de games, cuja popularidade deve crescer bastante com campanhas no Youtube. Ele é uma ameaça tanto para a Microsoft quanto para a Sony, e parece que as empresas estão se unindo para que a Sony tenha um incentivo de infraestrutura básica para revidar. O Stadia reproduzirá jogos da nuvem no Chrome, Chromecast e aparelhos Pixel. E usando o eu próprio serviço, o Google Cloud, claro.

Enquanto a Sony já tem um serviço de jogos na nuvem, a Microsoft promete testes de seu próprio serviço, o xCloud, ainda neste ano. O chefão de games da Microsoft, Phil Spencer, também garante que a empresa vai “chegar grande” para a E3, feira internacional de jogos eletrônicos. A plataforma de streaming de games e conteúdo da Sony também terá toda a estrutura do Microsoft Azure à disposição no futuro.

IA do Azure na Sony

Além da parceria com jogos na nuvem e streaming de conteúdo, as empresas também colaborarão no uso de semicondutores e inteligência artificial (IA). Isso inclui soluções com sensores inteligentes de imagem que usam a IA do Azure; a Sony deve usar também a ferramenta de inteligência artificial da Microsoft em seus produtos.

“A Sony sempre foi líder em entretenimento e tecnologia, e a colaboração que anunciamos hoje se baseia nessa história de inovação”, afirma Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Nossa parceria traz o poder do Azure e da IA do Azure para a Sony para oferecer novas experiências de entretenimento e jogos para os clientes.

Fonte: The Verge

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital