Todo mundo tem um jogo no qual dedicou incontáveis horas de diversão. Geralmente é possível salvar seu progresso para continuar depois, e o que poderia ser melhor que continuar seu game em um console da nova geração? Proprietários de PS4 e Xbox One anseiam por isso, mas nem todos vão ficar felizes. Isso porque, de acordo com o jornal The Washington Post, os dados salvos no PlayStation 4 não serão transportados para o PlayStation 5.
Os desenvolvedores de “Yakuza: Like a Dragon” foram os primeiros a anunciar o fato. Entretanto, o jornalista Gene Park afirma que esse pode ser o caso de muitos outros títulos da geração atual que serão atualizados para o novo console da Sony. Park diz ter ouvido de “muitos desenvolvedores diferentes que o salvamento do PS4 não funciona com o PS5.
O Xbox Series X parece trazer seus arquivos salvos com você”. Segundo Park, não é uma questão sobre compatibilidade entre as versões, e sim sobre atualizações dos jogos entre gerações, como em “Yakuza” e “Marvel’s Spider Man: Miles Morales“.
i made this analogy back in Feb, but Xbox is the only hardware/software manufacturer that’s trying to bring gaming up to speed with other consume tech.
the instagram i used in 2011 is the same instagram i use in 2020. gaming hasn’t caught up to that.https://t.co/G1kmQif14l
— 👻Scream ParkðŸÅ½ƒ (@GenePark) September 28, 2020
Essa fala de Park é direcionada a jogos de PS4 para os quais você receberá uma atualização gratuita para PS5, e não sobre aqueles jogáveis por retrocompatibilidade. Dentre eles, estão grandes títulos, como “Cyberpunk 2077“, “Watch Dogs Legion” e “Call of Duty: Black Ops Cold War”. Se isso for verdade, significa que você precisará jogar tudo de novo e refazer a campanha até o ponto onde parou, mesmo que ele esteja quase no fim da história.
Um exemplo dessa situação é “Assassin’s Creed Valhalla“. O game será lançado para PS4 apenas dois dias antes do lançamento do PlayStation 5 nos Estados Unidos, levantando dúvidas: quem escolher comprar a versão de PS4 e atualizá-la poucas semanas depois, poderá continuar de onde parou ou será obrigado a recomeçar do zero? E se um jogador zerar a campanha de “Cyberpunk 2077” no PS4 e quiser jogar a DLC no PS5, o que acontece? Eles terão seu personagem com nível alto ou precisarão fazer tudo outra vez?
To clarify, physical owners of Yakuza: Like a Dragon on PS4 can also use the original disc to upgrade to the PS5 version when it releases on March 2, 2021.
Save data will not be transferable between the PS4 and PS5 versions of the game.
— RGG Studio (@RGGStudio) September 28, 2020
Claro, essa é uma informação preliminar, que ainda não foi confirmada (ou negada) por quase ninguém. Como citado anteriormente, os desenvolvedores de “Yakuza: Like a Dragon” já afirmaram que esse é o caso de seu jogo, o que gera preocupação entre os jogadores. O mesmo acontecerá com “Maneater”.
Do outro lado da moeda, o diretor da comunidade da Insomniac Games, James Stevenson, confirmou em seu Twitter que, ao menos no game do Homem-Aranha, seu save do PS4 migrará para o PS5 caso você utilize o upgrade gratuito para a nova geração.
Yup!
— James Stevenson (@JamesStevenson) September 28, 2020
Essa situação sugere que o salvamento cruzado não foi exigido pela Sony, o que levou alguns desenvolvedores a simplesmente não incluir o recurso. Só podemos torcer para que a empresa tenha alguma carta na manga para converter saves de PS4 para o PS5, porque não deve demorar muito para isso se tornar um problema.
Via: Push Square