John Romero e Adrian Carmack, dois dos desenvolvedores mais influentes da história dos games, anunciaram hoje o início da campanha de financiamento coletivo para Blackroom, um jogo de tiro em primeira pessoa em um ambiente de ficção científica.

Carmack e Romero ficaram famosos na década de 90 após fundarem a id Software, empresa responsável pelos antológicos jogos de tiro ‘Wolfenstein’, ‘Doom’ e ‘Quake’. Os games da empresa tiveram influência incalculável para todo o gênero de FPS – jogos de tiro em primeira pessoa – desde ‘Goldeneye 007’, passando pela série ‘Call of Duty’ até ‘Half-Life’ e ‘Counter Strike’.

Blackroom se passará em um futuro no qual a realidade virtual é fortemente difundida e usada por toda a população. No entanto, o mundo de realidade virtual começa a ser invadido por visões sinistras, que o jogador precisará combater. Um primeiro trailer do jogo pode ser visto abaixo:

Segundo a página do Kickstarter do projeto, o jogo trará de volta muitas das características dos jogos da id Software, tais como ritmo ágil e fases complexas. Ele terá uma campanha que poderá ser jogada por um só jogador ou por mais jogadores em modo cooperativo, além de disputas (deathmatches) em equipe ou arena (todos contra todos, ao estilo Unreal Tournament). 

Além disso, de acordo com o Engadget, o jogo oferecerá suporte total a mods, e qualquer jogador poderá hospedar seu próprio servidor dedicado. Embora a história do jogo gire em torno de realidade virtual, os desenvolvedores afirmaram que, ao menos inicialmente, não têm planos de oferecer suporte a aparelhos de realidade virtual para o jogo. Ele deverá ser lançado primeiramente para PCs e Mac.

Desenvolvimento

Os criadores de Blackroom esperam coletar US$ 700 mil para iniciar o desenvolvimento do jogo. Anunciado hoje, o projeto já arrecadou mais de US$ 50 mil, e precisa atingir sua meta até o dia 28 de maio. Em seguida, Carmack e Romero passarão a negociar com outros investidores para completar o valor necessário para criar o jogo.

Atualmente, é possível comprar em pré-venda uma cópia digital do jogo contribuindo pelo menos US$ 30 para a campanha. Valores maiores ainda somam outras recompensas à cópia digital do jogo. Os desenvolvedores esperam lançar Blackroom no final de 2018.