Em julho, um cartucho de Super Mario Bros. foi vendido por US$ 114 mil (mais de R$ 600 mil), quebrando o recorde de game mais caro da história. Meses antes, porém, uma empresa americana de investimentos discretamente pagou ainda mais caro pelo jogo, desembolsando US$ 140 mil (R$ 755 mil) pela melhor cópia existente do clássico da Nintendo.
O preço é justificado pela qualidade da aquisição. A cópia foi classificada como 9,8 A+ pela Wata Games, empresa especializada em avaliar os níveis de conservação de jogos antigos. “Esta é a cópia de Super Mario Bros. com classificação mais alta que existe, considerada por muitos colecionadores como o ‘Santo Graal’ do jogo”, explica o CEO Deniz Kahn.
Algumas características da embalagem indicam que o cartucho é de 1987:
- A capa do jogo apresenta um selo de qualidade redondo que foi utilizado até 1989. Depois disso, ele foi substituído por uma versão mais clara e oval;
- A inscrição “Nintendo Entertainment System” não tem um TM à frente. O símbolo de trademark foi inserido no logotipo em meados de 1987;
- Segundo a Wata Games, está é uma das 14 cópias remanescentes com “hangtabs”, que possuíam ganchos penduráveis na parte superior traseira. Esse tipo de embalagem parou de ser comercializado pela Nintendo em setembro de 1987.
Detalhes da embalagem sugerem que esta cópia de Super Marios Bros. foi fabricada em 1987. Imagem: Reprodução/Ars Technica
Três mil pedaços de Super Mario
O cartucho mais caro da história não foi adquirido para uso próprio. A Rally, empresa responsável pela compra, pretende revendê-lo a US$ 150 mil na semana de 21 de agosto. O curioso é que ele não será destinado a um único dono, mas sim a três mil.
A Rally é uma empresa de investimentos que aposta na demanda por itens colecionáveis. Sua operação se resume em adquirir exemplares raros de automóveis e relógios, por exemplo, e vender seus ativos aos colecionadores interessados.
Isso mesmo, é possível comprar ações de um item raro e adquirir um milésimo de sua propriedade, mesmo sem nunca vê-lo pessoalmente.
No caso do Super Mario Bros., serão vendidas três mil ações individuais a US$ 50 a unidade, totalizando US$ 150 mil. O cartucho em si ficará guardado numa instalação segura com controles de temperatura e segurança de última geração. Futuramente, ele pode ser exibido em museus e galerias pelos Estados Unidos.
Fitz Tepper, vice-presidente da Rally, afirma que não existem garantias de que aparecerão tantos interessados no game, mas que ofertas semelhantes a esta esgotaram em “questão de minutos”. Agora, a empresa planeja repetir o processo adquirindo outros clássicos, como The Legend of Zelda, Super Mario Bros. 3 e Stadium Events.
Via: Ars Technica