Brasil é o quinto país em que mais se gasta tempo com games

Pesquisa feita pela Comscore ainda levantou que a categoria de jogos eletrônicos alcança 70% da população digital no País
Renato Mota10/07/2020 21h35, atualizada em 11/07/2020 15h00

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O mercado de games no Brasil já não é um domínio masculino. De acordo com uma pesquisa feita pela Comscore, mulheres representam 49% do público, além de serem a maioria em jogos online. O País ainda é o único da América Latina que figura entre os cinco primeiros no ranking global de gamers, e em termos de média mensal de horas gastas por usuário, já passou a China e a Índia.

Gastando mais de 9 horas por mês na média, os gamers brasileiros já somam 73 milhões de usuários só no mobile. O Brasil ainda é o 4° país no mundo com mais usuários de aplicativos de games, atrás apenas de Índia.

A pesquisa coletou dados até março passado, ou seja, é um retrato do mercado de jogos eletrônicos no Brasil logo antes da pandemia da Covid-19. Para o Diretor geral da Comscore no Brasil, Eduardo Carneiro, o fato de as pessoas estarem em isolamento social nos últimos meses deve acelerar um processo de crescimento do mercado que já vinha acontecendo.

“Estamos neste momento preparando um estudo para avaliar o impacto do novo coronavírus nesse mercado. Mas posso afirmar com segurança que veremos um aumento substancial na quantidade de usuários e no tempo médio, que deve reduzir conforme a sociedade voltar à normalidade – porém, num patamar acima. Aconteceu em meses o que deveria acontecer em anos”, avalia o executivo.

Comscore /Reprodução

Comscore /Reprodução

Os números também refletem uma mudança cultural. Além da equivalência de gênero, mulheres com mais de 35 anos e homens maiores de 45 são os que passam mais tempo jogando. “O público adulto tem mais autonomia para decidir o que faz com o tempo livre e possuem um dispositivo melhor para jogar. Mas tem outro detalhe: esse público consome jogos mais tradicionais, que tomam mais tempo, e são no estilo quebra-cabeça – que já se jogava antes. Então o que acontece é uma migração do offline para o online”, afirma Carneiro.

Essa tendência pode ser vista quando se analisa os jogos favoritos de cada público. 8 Ball Pool, Candy Crush, Quize e Garden Scapes são os mais jogados entre as mulheres, enquanto o público masculino prefere Pokemon Go, Clash of Clans, Clash Royales e Call of Duty: Mobile. Outro dado que surpreende mostra que 61% das pessoas ocupam cargos de Diretor/Alta Direção jogam ocasionalmente, e 25% declarou possuir pelo menos um console.

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital