Parece que o universo dos games é a nova grande aposta das gigantes de tecnologia. Depois do Google anunciar uma investida na área, chegou a hora da Apple: a empresa anunciou hoje o lançamento de um serviço de assinatura de jogos chamado Apple Arcade — a concorrência está mais acirrada a cada dia, já que, semana passada, durante a Game Developers Conference (GDC), o Google apresentou seu Stadia.

Um dos diferenciais do serviço, segundo a marca, são os mais de 100 jogos exclusivos — alguns deles de criadores como Hironobu Sakaguchi (da série Final Fantasy), Ken Wong (Monument Valley), e Will Wright (SimCity, The Sims), entre outros. Segundo a companhia, os usuários vão poder experimentar todos os títulos disponíveis na plataforma e não haverá limite de uso, anúncios, compras adicionais ou rastreamento.

A expectativa é que o Apple Arcade chegue a mais de 1 bilhão de gamers de todas as idades. A companhia informa que não está apenas escolhendo quais jogos vão participar do serviço, mas de fato tem contribuído nos custos com desenvolvimento e trabalhado em parceria com os criadores.

Phil Schiller, vice-president global de marketing sênior, informa que o serviço é multiplataforma: serve para dispositivos móveis (iPhones e iPads), desktops (Macs) e até para a TV da sala (Apple TV). “A App Store é a maior e mais bem-sucedida plataforma de games e vamos levá-la ainda mais longe.”

A companhia promete um portfólio exclusivo, que não vai estar disponível em nenhum outro lugar. Os títulos poderão ser jogados offline e muitos vão permitir o uso de controles. O lançamento deve acontecer no último trimestre do ano em mais de 150 países (a marca não divulgou quais). Não foi anunciada uma previsão de preço da assinatura.

Como o Apple Arcade vai funcionar

Vendido por meio de assinaturas, o Apple Arcade vai permitir acesso a centenas de jogos diferentes em iPhones, iPads, Apple TVs e Macs. Quem pagar pelo serviço vai ter a opção de fazer o download dos games – podendo inclusive jogar quando estiver offline.

De acordo com a Apple, mais de 100 jogos novos e exclusivos estarão disponíveis a partir do lançamento do serviço. Serão principalmente games mais simples como os disponíveis para celular, mas sem microtransações e nenhum tipo de restrição – o jogador pode jogar o quanto quiser.

Entre as empresas que já se comprometeram com o serviço estão alguns estúdios bastante conhecidos do público gamer em geral, incluindo Sega, Konami, Platinum Games, WayForward e mais.

Quando estará disponível?

A Apple promete lançar o serviço em até 150 países durante o segundo trimestre de 2019. Não está claro ainda se o Brasil faz parte dessa lista. Mas, de acordo com o site oficial do Apple Arcade, o serviço chega ainda em 2019 ao Brasil.

Quanto vai custar?

A Apple ainda não divulgou o preço do serviço.