A Nintendo deixou seus consumidores escreverem análises de jogos durante alguns dias. Na semana passada, usuários ganharam a opção de dar a opinião sobre jogos de Switch e 3DS que possuem, mas o recurso foi removido pouco tempo depois.

Dentro das páginas individuais de jogos disponíveis para os consoles da Nintendo, a empresa disponibilizou uma área chamada “Review de consumidores”. Nela, donos dos games poderiam escrever o que acham do jogo, para recomendar (ou não) o título para outras pessoas.

Para evitar análises falsas, a Nintendo exigia que o usuário tivesse o game vinculado à conta MyNintendo para poder escrever um review. Assim, ninguém falaria de “Super Mario Odyssey”, por exemplo, antes de ter jogado o game por no mínimo duas horas.

As análises podiam tanto ser escritas pelo computador quanto pelo smartphone, e passariam por um processo de revisão que poderia durar até 7 dias úteis antes da publicação. O sistema era bastante avançado, permitindo ao usuário dar uma nota de até cinco estrelas pro jogo e escrever um texto de no mínimo 50 caracteres, com um título de até 60 caracteres. O usuário podia também dizer se o texto tinha spoilers sobre o jogo, além de definir que tipo de jogador ele é (fã da Nintendo, casual, hardcore ou pais de jogadores).

O recurso durou pouco tempo: na quarta-feira, 28, as análises foram removidas do site da empresa. No lugar delas, a Nintendo postou uma mensagem dizendo que não há previsão para o retorno das análises. “Reviews de consumidores foram tirados do ar conforme avaliamos o recurso e sua funcionalidade. Não temos uma data prevista ou quando uma atualização será oferecida”, diz a empresa.

Falando ao ArsTechnica, a Nintendo voltou a dizer que o recurso foi removido após um período de testes, e não especificou se encontrou algum problema técnico para tirar o recurso do ar.