Nem 11% dos gamers japoneses pretendem comprar o Nintendo Switch

Redação30/01/2017 11h39, atualizada em 30/01/2017 11h50

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A empresa de pesquisas de mercado japonesa Sirabee revelou ontem um relatório pouco animador para a Nintendo. De acordo com o levantamento, apenas 10,7% dos gamers japoneses têm a intenção de adquirir o Switch, o novo console da empresa.

Foram ouvidos, ao todo, 1.400 consumidores japoneses com idades entre 20 e 60 anos. Em todos os grupos etários, a porcentagem de respondentes masculinos que pretendiam comprar o Switch foi maior que a de respondentes femininos. Em outras palavras, o interesse pelo console é maior entre homens do que entre mulheres, como pode ser visto no gráfico abaixo. As barras azuis representam a porcentagem de homens, em cada faixa etária, que pretendem comprar o Switch; a barra rosa representa mulheres:

Reprodução

A porcentagem relativamente pequena de interessados, entretanto, pode ser vista com algum ceticismo. Como o DualShockers aponta, uma pesquisa anterior indicava que apenas 5,9% dos gamers tinham intenção de comprar o PlayStation VR. O equipamento de realidade virtual da Sony, porém, provocou filas impressionantes nas lojas japonesas, mesmo quando estava em pré-venda, e em pouco tempo se tornou o console mais vendido no Japão.

Critérios incomuns

Curiosamente, a pesquisa do Sirabee incluiu alguns critérios bastante intrigantes para classificar os gamers. O gráfico abaixo, com seis barras, mostra a intenção de compra de gamers divididos nas seguintes categorias: trabalha/não trabalha numa empresa abusiva (as duas primeiras); já gastou/nunca gastou dinheiro com um jogo para smartphone; e participa/não participa de uma associação esportiva:

Reprodução

Os dados acima mostram que a intenção de comprar o Switch é bem mais comum entre japoneses que trabalham em empresas abusivas, já gastaram dinheiro com jogos para smartphone e participam de organizações esportivas. Embora a diferença de intenção de compra entre as categorias seja bem clara, é difícil imaginar por que a empresa achou que seria interessante dividir os respondentes nessas categorias.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital