Um novo estudo publicado pela Liftoff, uma empresa que analisa o mercado de games mobile, trouxe um dado curioso. Segundo a pesquisa, as mulheres que jogam no celular estão 79% mais propensas a gastar dinheiro real do que os homens.
Entre outras informações úteis para quem quer promover um jogo para smartphone, o Mobile Gaming Apps Report revela ainda que jogadoras gastam dinheiro dentro de um game em 16,7% das vezes em que instalam um. O percentual não chega a 10% no caso dos homens, o que torna as mulheres consumidoras bem mais interessantes para quem está trabalhando na publicidade.
As porcentagens foram calculadas com base em dados colhidos a partir de 350 aplicativos diferentes. As atividades foram monitoradas entre junho de 2017 e maio deste ano, e os números comparados com os registrados no mesmo intervalo entre 2016 e 2017. O valor, como nota o The Verge, dobrou de um período para o outro.
Como é o dinheiro que incentiva essas mudanças, esse crescimento pode ajudar a alterar a mentalidade de que jogos são “coisas de meninos”, enraizada nos games e ainda perpetuada pelos desenvolvedores. Como bem lembra a Liftoff, um estudo da Newzoo do final do ano passado revelou que a maioria dos jogos mais baixados na Google Play Store apresenta um personagem homem já no seu ícone.
Essa caracterização masculina afasta as mulheres que jogam: 60% delas acreditem que esses títulos não foram feitos para elas. E ficar sem esse público é um péssimo negócio para quem trabalha com games. Uma outra análise da Newzoo revelou que 46% das mulheres jogam, e o percentual das que são dedicadas aos smartphones é quase tão alto quanto o dos homens. De acordo com o estudo, 48% das entrevistadas para a pesquisa dizem jogar no celular, contra 52% dos entrevistados.