Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft, disse que a empresa não repetirá os mesmo erros cometidos com o Xbox One em seu novo console, conhecido atualmente como Project Scarlett.

“Eu diria que a geração Xbox One foi um aprendizado. Não estaremos fora da faixa de preço e de poder na próxima”, disse Spencer em uma entrevista ao The Verge. E completa: “Se você se lembrar do início da geração, estávamos cem dólares acima do preço dos concorrentes e, sim, éramos menos poderosos. Por isso, trabalhamos no Project Scarlett com o objetivo de obter sucesso no mercado”.

Esse sucesso pode ser fundamental para a marca Xbox, já que há anos eles ficam atrás em vendas de um de seus concorrentes diretos, o PlayStation. Caso isso não ocorra com o Scarlett, Spencer disse que ainda haverá muitas gerações do console: “Tivemos essa discussão anos atrás. ‘Queremos fazer outra geração?’ Sim, e achamos que haverá muitas outras pela frente”.

-> O que já sabemos sobre o Xbox Scarlett

Para bater de frente com seu concorrente, o profissional falou sobre suas estratégias: “Estamos trabalhando no Project Scarlett e eu quero competir, quero fazer isso da maneira certa, e é por isso que estamos focados no crossplay e na compatibilidade com versões anteriores”.

O Project Scarlett foi revelado oficialmente durante a E3 deste ano. O console terá suporte a jogos 8K, taxas de quadro de até 120 fps em jogos, Ray Tracing e suporte à taxa de atualização variável. A Microsoft também vai utilizar unidades de memória SSD, que garantem melhor desempenho no carregamento de jogos, e uma CPU projetada com base nas arquiteturas Zen 2 e Radeon RDNA, da AMD.

Além do novo console, a Microsoft parece querer investir na integração com o PC. Após o lançamento do Xbox Game Pass para o Windows, os lançamentos de jogos no Steam e uma nova barra que controla as transmissões do Xbox no Windows 10, Spencer admitiu que ainda há muito o que se fazer no âmbito dos computadores, mas não deu mais detalhes disso.