A Microsoft continua dando a entender que gostaria de atuar em um mercado de jogos eletrônicos mais aberto, o que basicamente coloca a Sony na parede, já que a dona do PlayStation 4 se recusa a apostar em um ambiente multiplataforma.

Phil Spencer, vice-presidente da Microsoft responsável pela área Xbox, disse em entrevista ao Wall Street Journal que, quando chegou ao cargo atual, em setembro deste ano, ficou claro que uma de suas funções seria alcançar os jogadores em qualquer dispositivo em vez de “usar jogos para fazer o Windows ser mais bem-sucedido”.

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De acordo com o executivo, isso significa que mais jogos grandes da Microsoft podem futuramente aparecer em plataformas além do Xbox, como iPhones e até o PlayStation, algo que já ocorre com “Minecraft”.

Mais tarde, Spencer foi ao Twitter esclarecer que não há planos concretos para a possibilidade e deu a entender que falava apenas sobre “Minecraft” na entrevista, mas o executivo não desmentiu a interpretação do WSJ.

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Esse é um tema cada vez mais recorrente no mercado. Por estar em vantagem nos consoles, a Sony não tem incentivo para apoiar jogos que funcionem em outros dispositivos, já que isso poderia enfraquecer seu domínio.

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Enquanto isso, a Microsoft mudou sua estratégia para focar em software assim que notou que estava em desvantagem nos hardwares — tanto que a companhia não divulga números de Xbox vendidos desde 2014, mas costuma falar sobre quantas pessoas usam o Xbox Live (que tinha 53 milhões de usuários ativos mensais no último trimestre).