Um estudo elaborado pela consultoria GfK apenas confirmou o que muitos jogadores brasileiros já dizem há algum tempo: os jogos de videogame estão caros no Brasil e o consumidor já não está tão disposto a arcar com valores acima de R$ 250 para adquirir um novo game.

De acordo com a análise, houve queda de 16,6% no volume de unidades vendidas em comparação com o ano anterior e retração de 10,7% no faturamento dentro do mesmo período analisado. O motivo, segundo Felipe Mori, coordenador de atendimento da GfK, é a variação do preço médio dos jogos. Eles ficaram 7,1% mais caros em 2016.

Além disso, o estudo também revela que quase dois terços do faturamento do mercado brasileiro de jogos de videogame estão relacionados com as vendas de títulos para a oitava geração de consoles. Conforme os dados, houve crescimento de 18,8% no ano passado, o que possibilitou que o mercado de jogos desses videogames chegasse à casa dos 64% em 2016.
 
Sem qualquer surpresa, a análise também confirmou que os aparelhos mais vendidos foram o PS4 e o Xbox One. Juntos, os modelos responderam por 61,2% das vendas no país.