Um pedido de patente feito pela Sony na quinta-feira passada (20) sugere que os jogos do PlayStation 5 serão capazes de ler sinais vitais do jogador e reagir a eles.
A patente do “aparato e método sensor” descreve um acessório conectado ao controle, composto por “um ou mais sensores” colocados em contato permanente com o jogador. Eles seriam capazes de ler sinais como a frequência cardíaca ou suor nas mãos, que são indicadores potenciais do estado emocional do gamer.
Estes indicadores coletados pelo controle poderiam ser enviados ao console, que alteraria o jogo em resposta. Por exemplo, dando um susto se o jogador estiver relaxado, ou facilitando uma área do jogo se estiver muito tenso.
Segundo o site TechRadar, não é a primeira vez que a empresa brinca com a ideia, e ela já teria testado algo similar durante o desenvolvimento do PlayStation 4. A empresa tem uma tradição em incrementar os DualShock a cada geração: com o passar do tempo os controles ganharam recursos como vibração, sensores analógicos nos botões, detecção de movimentos, sensores de toque e mais.
Como sempre, lembramos que um pedido de patente não é garantia que um produto ou tecnologia vá chegar ao mercado. Mas o conceito não deixa de ser interessante. E você, gostaria de um console capaz de reagir às suas emoções? Ou acha que a Sony está indo longe demais?
Fonte: TechRadar