Neste fim de semana, a Niantic Labs, desenvolvedora de “Pokémon Go”, organizou o primeiro evento oficial do jogo. Foi o Pokémon Go Fest, realizado na cidade norte-americana de Chicago, que contou com quase 20 mil participantes para uma caçada coletiva de Pokémons raros, batalhas e para conferir a estreia de mecânicas inéditas no game.
Acontece que a festa prometida foi, de acordo com os participantes, um desastre. No Grant Park, local onde o Pokémon Go Fest foi organizado, milhares de pessoas simplesmente não conseguiam se conectar aos servidores da Niantic para jogar. Muitos dos que conseguiam, porém, relataram uma série de bugs e quedas repentinas de conexão.
O evento abriu as portas por volta das 9h, horário local, e os problemas já eram sentidos. John Hanke, presidente da Niantic, subiu ao palco no centro do Grant Park para explicar a situação cerca de duas horas depois, sob muitas vaias e gritos como “consertem o jogo!”, e até uma pessoa dizendo “eu paguei US$ 3.000 por este jogo!”, segundo o relato do site Business Insider.
“Pokémon Go” é um jogo gratuito, mas muitos itens e extensões podem ser comprados por quem quiser investir dinheiro real na experiência. Além disso, cada ingresso para entrar no Pokémon Go Fest custava US$ 20, e todos haviam sido vendidos antecipadamente pela internet desde junho.
Havia também diversas pessoas que viajaram da Austrália, Europa e outros cantos do mundo só para conferir o primeiro evento oficial de “Pokémon Go” nos EUA. A Niantic chegou a pedir que operadoras locais, como a AT&T e a Verizon, redirecionassem mais cobertura de internet móvel para o local do evento.
Mesmo assim, a Niantic não conseguiu explicar o que aconteceu para que a maior parte dos 20 mil participantes não pudesse jogar. Todos eles puderam receber o dinheiro do ingresso de volta, além de US$ 100 em moedas virtuais para a compra de itens no jogo.
Além disso, a Niantic havia prometido que os jogadores encontrariam, somente no festival, um Pokémon lendário. Esse Pokémon acabou “presenteado” aos participantes lesados posteriormente. A maior parte do público já havia deixado o parque antes mesmo do horário em que o evento estava marcado para terminar.
“Pokémon Go” foi lançado há cerca de um ano e, no seu auge, chegou a registrar 90 milhões de downloads. Hoje esse número é bem menor, assim como a taxa de jogadores ativos. De qualquer maneira, o game foi o mais rápido da história dos jogos de celular a movimentar US$ 1 bilhão.