Desde o lançamento do Pokémon Go, há cerca de um mês, os jogadores já ajudaram os desenvolvedores a faturarem US$ 250 milhões com compras dentro do aplicativo de realidade aumentada.
De acordo com uma pesquisa realizada pela YouGov nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, um em cada cinco jogadores gasta dinheiro com o app. Só os Estados Unidos e o Reino Unido reúnem 11 milhões de pagantes.
O jogo já superou outros games que faziam sucesso nas lojas de aplicativos. Nos 30 primeiros dias após o lançamento, o Clash Royale e o Candy Crush faturaram US$ 125 milhões e US$ 25 milhões, respectivamente.
O estudo também descobriu que, em média, 13% da população adulta nos países analisados tinham baixado o Pokémon Go, e 90% continuou jogando quatro semanas após o lançamento. “Ainda é cedo, mas isso sugere que o jogo tenha poder de permanência e não é apenas um fogo de palha”, explica Stephen Harmston, chefe da YouGov Reports.
Geralmente, após o primeiro mês, a maioria dos novos jogos acabam perdendo popularidade. No entanto, o Pokémon Go continua gerando milhões de downloads diários e a desenvolvedora Niantic já afirmou que pretende ganhar mais dinheiro com locais patrocinados, onde empresas irão pagar para aparecer nos mapas.
“Nossa pesquisa mostra que os gastos em cinco semanas em apenas três países são de mais de um quarto de bilhão de dólares”, afirma Harmston. “Projetando ao longo do tempo e através de 72 países, onde Pokémon Go estará disponível, e você verá o quão rápido isso vai se tornar um valor de US$ 1 bilhão.”