É o fim do mistério sobre a apresentação do Google na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco, de 18 a 22 de março. De acordo com o 9to5Google, a empresa planeja anunciar tanto um serviço de streaming de games, a tecnologia Project Stream, quanto seu novo console de jogos, o aguardado Project Yeti.

A divulgação na GDC virá pouco tempo depois do fechamento do teste beta do Project Stream. A demo de três meses, finalizada em janeiro, permitiu que usuários jogassem o Assassin’s Creed Odyssey no Chrome para Mac, Windows e Linux, assim como no Chrome OS.

Nesse período, o serviço demonstrou que pode oferecer um streaming qualificado de games diretamente dos servidores do Google — e tudo isso sem a necessidade de um PC avantajado. Além do navegador e de controladores opcionais de Xbox ou PlayStation, o único requerimento era uma conexão de internet de 25Mbps.

No entanto, a demo é apenas parte de uma investida intensa do Google na indústria de games. De acordo com a reportagem, a empresa já desenvolve um componente físico que permita executar o Yeti nas televisões.

A promessa para o console é diferente daquela que norteia o serviço de streaming. Enquanto o Project Stream é pensado para que o aparelho em que for executado simule a interface de um Chromebook, o Yeti é idealizado para ter console e controlador próprios desenhados pelo Google. 

Em junho, a Kotaku confirmou que a plataforma estava em desenvolvimento e reportou que o Google estava em contato com grandes desenvolvedoras de games para medir o interesse por ela. O 9to5Google indica que, no ano passado, alguns estúdios trabalharam com a empresa para testar jogos existentes. O Google avalia uma versão beta internamente e a informação é de que o console terá bate-papo in-game.