De acordo com dados divulgados pela própria Microsoft, Halo 5: Guardians, o jogo mais recente da franquia Halo, arrecadou um total de US$ 400 milhões mundialmente ao longo de sua primeira semana de lançamento. Segundo a empresa, o resultado fez do jogo maior lançamento da franquia.
Com esse valor, contudo, a série Halo atingiu a marca de mais de US$ 5 bilhões de vendas no total, desde o lançamento do primeiro jogo da franquia para o Xbox original em 2001. O valor total é superior ao PIB de 37 países, segundo o Fundo Monetário Internacional.
A franquia, exclusiva para o console da Microsoft, é um dos principais fatores que levam consumidores a escolher o Xbox One em vez do Playstation 4, o que, segundo o Business Insider, não deve ser suficiente para que o console da Sony perca a liderança do mercado.
Segundo a Microsoft, os fãs que adquiriram o jogo já jogaram, ao todo, mais de 21 milhões de horas entre si, 12 milhões das quais no modo campanha. No modo multiplayer, responsável pelas 9 milhões de horas restantes, mais de 7 milhões de partidas já foram jogadas.
Os jogadores que adquiriram o jogo, por outro lado, não foram os únicos que investiram tempo nele. Segundo a empresa, ao longo da primeira semana de lançamento do jogo, usuários do site de streaming Twitch assistiram a um total de três milhões de horas de gameplay. O The Verge considera que a popularidade do jogo indica que ele deve continuar a vender bem ao longo do período de fim de ano.