Fim da linha para o Xbox 360. Com pouco mais de 10 anos de existência, o console deixará oficialmente de ser produzido pela Microsoft, marcando o fim de sua vida útil. O anúncio foi feito em publicação assinada por Phil Spencer, chefe da divisão de Xbox na companhia.

Na publicação, ele ressalta a história do console, que conseguiu estabelecer a Microsoft como uma empresa grande no mercado, depois de um início de pouco sucesso com o primeiro Xbox, de 2001.

“O Xbox 360 significa muito para todo mundo na Microsoft. E, apesar da jornada incrível, as realidades de fabricar um produto de mais de uma década de idade começaram a nos alcançar. É por isso que decidimos parar de produzir novos consoles Xbox 360”, conta ele.

Ele conta que ainda será possível adquirir as unidades já existentes do 360 nas lojas, mas novas não serão produzidas. Os estoques variam de país para país.

Apesar do fim da linha para o console, os serviços da Xbox Live continuarão indefinidamente, porque a empresa tem noção de que muitos jogadores ainda não migraram para a nova geração e ainda tem um Xbox 360 como plataforma principal de games. A Microsoft lista os seguintes recursos como garantidos:

  • Donos de um Xbox 360 continuarão recebendo serviços da Xbox Live para seu console, como multiplayer online e grupos, acesso aos aplicativos, e continuarão recebendo jogos no Games With Gold e ofertas no Deal With Gold.
  • Os servidores da Xbox Live que suportam os serviços do Xbox 360 continuarão online e ativos. Os jogadores poderão continuar jogando com o suporte da Xbox Live
  • Jogadores continuarão podendo comprar os jogos e acessórios do Xbox 360 nas lojas enquanto durarem os estoques, ou comprar games digitais na loja
  • Todos os hardwares do Xbox 360 continuarão recebendo suporte pelo site Xbox.com/support
  • Donos de Xbox One continuarão tendo acesso aos jogos do Xbox 360 pelo programa de retrocompatibilidade sem custo adicional

Estima-se que as vendas do Xbox 360 superaram a marca das 80 milhões de unidades, tornando-o um sucesso de público. Spencer dá uma dimensão da popularidade do videogame com algumas estatísticas. “O console se tornou um hub de jogos e entretenimento amados, com mais de 78 bilhões de horas de jogo, cerca de 486 bilhões de gamerscore, 27 bilhões de conquistas e mais de 25 bilhões de horas gastas em aplicativos durante sua vida útil”, afirma o comunicado.