Já que a Valve não lança o terceiro episódio da série de jogos de tiro “Half-Life”, os fãs resolveram assumir essa tarefa para si. A desenvolvedora de jogos Laura Michet lançou recentemente o projeto “Epistle 3 Jam”, um esforço coletivo para que fãs da série dessem ideias para criar o terceiro jogo da série.

A “Jam” não surgiu do nada: Michet se inspirou no texto que Marc Laidlaw, o autor da Valve responsável pelo roteiro dos outros episódios, postou em seu próprio site. O texto detalha os planos do autor para o que aconteceria no terceiro episódio da série – que nunca foi desenvolvido. Ele é uma espécie de carta, escrita por uma versão feminina do protagonista dos outros jogos da série, Gordon Freeman. 

publicidade

Mas não é necessário que os potenciais criadores do próximo “Half-Life” levem o texto de Laidlaw ao pé da letra. De acordo com a página da Epistle 3 Jam, “há apenas uma regra para essa jam: adaptar a sinopse do enredo de Marc Laidlaw, inteira ou parcialmente, no estilo que você quiser. Não há restrição de gênero ou de estilo artístico”.

Honrando o trabalho

publicidade

Em entrevista ao Kotaku, Michet disse que um dos motivos que a levou a criar o projeto foi a vontade de honrar o trabalho do autor. “Ele claramente se importava muito com esse projeto criativo e ele queria trabalhar nele por anos, mas não teve a oportunidade”, explicou. “Pessoalmente, eu já trabalhei em muitos projetos cancelados e me senti triste por ele”, disse.

O formato do projeto, no entanto, foi escolhido por parecer a ela o mais adequado para um trabalho desse tipo. Segundo ela, é uma maneira “não-estressante de fazer projetos criativos digitais e interativos sem precisar atingir a meta de sucesso de outras pessoas”. Ela espera que o resultado final sirva, se não como conclusão definitiva da série, ao menos como uma homenagem à equipe criativa por trás do “Half-Life”.

publicidade

Projetos e ideias sobre o terceiro episódio da série podem ser enviadas até o dia 31 de outubro por meio do site da jam. Não é necessário que cada pessoa envie um único projeto ou proposta, e é possível encontrar pessoas para formar uma “equipe” por meio deste link