Falha faz iPhone travar quando usuário fala cinco vezes a palavra ‘hífen’

Mais um bug estranho no iPhone
Renato Santino26/02/2019 17h26

20190226022457

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

De tempos em tempos, um bug estranho do iPhone aparece sem grande explicação. Depois da descoberta dos caracteres persas que geraram caos em 2013 e de um caractere indiano que podia quebrar o iPhone revelado em 2017, surgiu um novo caso interessante: o do aplicativo que trava quando você fala cinco vezes a palavra “hífen”.

A descoberta foi confirmada pela Kaspersky e testada por nós do Olhar Digital. Trata-se de um bug estranho, mas inofensivo. Basta abrir algum aplicativo que tenha input de texto, como o WhatsApp, Word ou o aplicativo de Notas do iOS e abrir a ferramenta de ditado de texto incorporada ao iPhone.

A cada vez que você falar a palavra “hífen”, o sistema transforma, logicamente, seu comando de voz no símbolo “-”. No entanto, quando você repete a palavra pela quinta ou sexta vez, o app simplesmente fecha na sua cara, o que não tem uma explicação muito clara.

Por ser um bug que depende diretamente da ação do usuário, seu risco é pequeno; ninguém pode enviar um hífen cinco vezes para você para travar seu celular, porque não é assim que a falha funciona. Inclusive, a própria Kaspersky nota que não há qualquer perda de informações após o fechamento repentino do aplicativo.

Nos testes da empresa, foi possível escrever um texto inteiro e depois ditar os hífens, ver o aplicativo fechando e depois retomar a digitação como se nada tivesse acontecido. Todo o texto foi mantido quando o aplicativo foi reaberto, então a falha é aparentemente bem inofensiva e você pode testar no seu iPhone sem medo.

O teste da Kaspersky envolvia falar a palavra “hyphen”, em inglês, algumas vezes, mas a falha também funciona se você falar “hífen”, em português, para o seu iPhone como pudemos conferir nos nossos próprios testes.

O bug pode ser verificado em boa parte dos iPhones rodando a versão 12.1 do iOS; a técnica funciona nos iPhones 6, 6S, 6S Plus, 8, X e XS. Nos nossos experimentos, não foi possível replicar a falha no iPhone 7.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital