A organização de esportes virtuais ESL Gaming divulgou ontem um comunicado anunciando uma parceria com o Facebook para transmitir ao vivo as principais competições de “Counter-Strike” na rede social. Os torneios serão exibidos por lá com exclusividade e terão narração em seis línguas diferentes, incluindo português.

Os embates que passarão no Facebook são competições do ranking S, a liga de maior destaque no jogo “Counter-Strike: Global Offensive” (“CS:GO”). Isso inclui todos os eventos da ESL One e da Intel Extreme Masters (uma espécie de Copa do Mundo de “CS:GO”), além de um programa semanal de meia hora mostrando os principais jogadores, revelações, equipes e destaques das competições.

No total, a associação afirma que trará mais de 5.500 horas de conteúdo para a rede social de Mark Zuckerberg. Esse acordo de transmissão terá início no mês que vem, e os programas poderão ser assistidos por meio da página do Facebook da ESEA, a plataforma da ESL para jogadores de “CS:GO” (que pode ser acessada por meio deste link).

Esportes do futuro

Essa parceria com o Facebook é uma boa maneira de a ESL conquistar espaço e fãs, mas também é uma boa oportunidade para o Facebook trazer à sua plataforma um nicho esportivo que não para de crescer. Só no Brasil, por exemplo, há times de eSports que já têm mais sócios-torcedores do que algumas equipes de futebol que disputam o Brasileirão.

Por isso, espera-se que o setor se torne um grande movimentador de investimentos, e não é à toa: a última final mundial de “League of Legends” teve mais audiência do que a final da NBA, e o SportTV, o principal canal esportivo da Rede Globo, transmitiu o evento ao vivo. Os campeonatos mundiais de “DOTA 2”, por sua vez, chegam a pagar a seus campeões um prêmio mais alto até mesmo que a taça Libertadores da América.