O Facebook anunciou na conferência Unity, em Los Angeles, sua plataforma ‘Gameroom’, inicialmente em versão beta voltada para desenvolvedores. A ideia é concorrer com o popular serviço de distribuição de jogos de PC Steam e vai permitir que os usuários joguem diversos games na web sem precisar ficar de fora dos recursos da rede social.

O Facebook vai precisar ainda convencer os usuários sobre as vantagens da sua plataforma e convencê-los a utilizá-la. O ‘Gameroom’, vale ressaltar, pode acabar se tornando mais uma ferramenta para fazer com que os usuários fiquem cada vez mais focados no Facebook. Permitindo desde a criação de anúncios específicos até a transmissão ao vivo de conteúdos de games.

Para vingar, certamente o Facebook vai precisar de parceiros de peso no projeto. Se a ideia é concorrer com o Steam que, com apenas algumas exceções, traz praticamente tudo que existe em games para PC, desde os jogos de maior porte e investimento até os independentes de baixíssimo orçamento, muitas vezes desenvolvidos por uma única pessoa em seu tempo livre. Se a plataforma do Facebook se limitar aos “jogos de Facebook”, a iniciativa já nasce morta.

Reprodução

Vale lembrar que o Facebook parou de trabalhar com games exclusivos voltados para Android ou iOS, mas a rede social acredita conseguir conquistar os usuários novamente com uma plataforma única. O ‘Gameroom’ pode ser baixado para Windows 7 ou superiores neste link.

Via TechCrunch e Kotaku