O Facebook anunciou hoje que está desenvolvendo uma plataforma dedicada a jogos de computador, desde experiências mais casuais como as já encontradas na rede social até jogos mais complexos e imersivos. A plataforma, quando pronta, seria semelhante ao Steam.
Por meio de uma parceria com a ferramenta de criação de jogos Unity, o Facebook oferecerá uma ferramenta para que desenvolvedores consigam publicar seus jogos diretamente na rede social. A funcionalidade de exportação será incorporada à própria Unity. Essa ferramenta de criação é gratuita e bastante popular, e está por trás de muitos jogos indie, como Ori and the Blind Forest, Superhot, Kerbal Space Program e Monument Valley.
Com o lançamento da plataforma, jogos como esses poderíam ser facilmente disponibilizados e vendidos pelo Facebook por seus desenvolvedores. Para os usuários da rede, ela representaria também uma forma mais fácil de acessar, comprar, baixar e descobrir novos jogos. A rede social iniciou hoje os testes alpha da ferramenta; desenvolvedores que queiram testá-la podem se inscrever por meio deste link até 31 de agosto.
Conquistando espaço
De acordo com o Engadget, a medida pode ser um primeiro passo do Facebook para criar um espaço para publicação e comercialização de experiências de realidade virtual. Isso porque a Unity também pode ser usada para criar jogos e experiências desse tipo. Em 2014, a rede social investiu US$ 2 bilhões na compra da empresa por trás do dispositivo de realidade virtual Oculus Rift.
Segundo o TechCrunch, a plataforma funcionará com outros sistemas operacionais além do Windows e oferecerá um ambiente sem distrações para que os usuários curtam os jogos. A receita gerada pelos jogos postados lá será dividida entre os desenvolvedores e o Facebook, embora a rede social não tenha informado como essa divisão será. Tradicionalmente, uma fatia de 30% fica com a plataforma, segundo o site.
Atualmente, 650 milhões de pessoas jogam games por meio do Facebook, de acordo com a rede social. Os desenvovedores de jogos para a plataforma já receberam mais de US$ 8 bilhões desde 2010, sendo que US$ 2,5 bilhões foram pagos apenas em 2015. A plataforma ajudaria ainda o Facebook a conquistar de volta um pouco da receita de jogos que perdeu para aplicativos de smartphone.
Em maio, o Facebook chegou a divulgar uma plataforma semelhante, chamada de Facebook Games Arcade. Embora a empresa tenha abandonado o onome – indicando que ela pretende realizar mudanças significativas ao que já foi apresentado – a Games Arcade também era uma plataforma baixável por meio da qual usuários da rede social poderiam baixar, comprar e descobrir novos jogos.