Quando a Microsoft anunciou que o Xbox One se tornaria capaz de rodar jogos de Xbox 360, os fãs receberam a notícia de maneira muito positiva. No entanto, um levantamento feito pelo Ars Technica revelou que o recurso praticamente não é usado pelos donos do console. 

No total, o site avaliou a atividade de quase 1 milhão de contas ativas ao longo de um período de cinco meses iniciado em setembro de 2016. Ao todo, foram registrados mais de 1,65 bilhão de minutos (mais de 3.139 anos) de uso do console entre todas essas contas; destes minutos, apenas 1,5% foi gasto com jogos do Xbox 360. O gráfico abaixo mostra como o tempo de uso do console se divide entre diferentes funções:

Reprodução

Guardados no armário

Mesmo o jogo de Xbox 360 mais popular no período (“Call of Duty: Black Ops”) só foi jogado por algo entre 0,3% e 0,4% das contas de Xbox Live contempladas no levantamento, e outros jogos do console antigo tinham taxas muito menores de uso. Nenhum título de Xbox 360 fica entre os 100 apps mais usados no console em termos de usuários únicos. 

Em média, cada conta registrou 1.526 minutos (mais de 25 horas) de uso durante o período levantado. Isso significa que, em média, cada uma delas dedicou menos de 24 minutos a jogos de Xbox 360 ao longo de cinco meses.

Por outro lado, o próprio Ars Technica ressalta que esses números não são uma surpresa para a Microsoft. A empresa relatou no final de 2015 que os usuários de Xbox One tinham passado ao todo 9 milhões de horas em jogos do Xbox 360 no console. Embora o número seja impressionante, quando dividido entre os cerca de 19 milhões de consoles ativos na época, ele resulta numa média de poucos minutos por conta.