Pense no seguinte: se você somasse o tempo que todos os jogadores de PlayStation 4 passam no console a cada semana, quanto tempo daria? A Sony fez esse cálculo, e o número é impressionante: de acordo com o Polygon, a soma é igual a quase 50 mil anos.
A conta feita pela empresa é a seguinte: há cerca de 60 milhões de pessoas com o console acessando a PlayStation Network a cada semana. Em média, eles jogam cerca de sete horas – ou 420 minutos – por semana. Se você fizer a multiplicação, chegará a 26 bilhões de minutos jogados, ao todo, por semana, e esse tanto de minutos equivale a 49.467,3 anos.
Sucesso de mercado
Esse número impactante, de acordo com o site, é fruto principalmente da grande quantidade de consoles que a empresa vendeu. “[O PS4] é o hardware de vendagem mais rápida que nós já fizemos, e possivelmente o mais rápido de todo o mercado”, comentou Shawn Layden, o presidente da Sony Interactive Studios nos Estados Unidos.
Outro dado impactante noticiado pela empresa é que, desses 60 milhões de donos de PS4, 26,4 milhões também assinam a PS Plus. A assinatura do serviço custa até US$ 10 por mês, o que representa um potencial de receita de aproximadamente US$ 264 milhões mensais à Sony.
Talvez para aproveitar essa imensa base de consumidores, a empresa lançou recentemente o PlayStation VR (um equipamento de realidade virtual para o console) e o PlayStation 4 Pro (uma versão do console com hardware mais potente). De acordo com a empresa, as vendas dos dois dispositivos têm sido limitadas apenas por sua capacidade de atender às demandas. Em outras palavras, os dois estão vendendo mais rapidamente do que a Sony consegue produzi-los, embora a empresa não divulgue mais detalhes.