A Sony reformulou sua política de reembolso para compras feitas na PlayStation Store. Com as alterações, usuários podem solicitar o reembolso em até 14 dias após a data da aquisição, com a condição de ainda não terem reproduzido ou baixado os conteúdos digitais. As regras são as mesmas para compras em pré-venda, ainda que a data de lançamento do produto já tenha passado. As normas já entraram em vigor nesta segunda-feira (01/4).
As alterações valem para jogos, expansões, itens consumíveis (adquiridos na PS Store), passes de temporada e títulos do PlayStation. Itens consumíveis no jogo adquiridos dentro dos aplicativos durante a partida não possibilitam reembolsos, porque são entregues imediatamente.
Conforme os novos termos, o reembolso será feito como créditos na carteira digital da PlayStation Network (PSN). No caso de games sem conteúdos adicionais (personagens, mapas, fases, por exemplo) comprados na pré-venda, o valor pode ser restituído no método de pagamento original. Nestas situações, é preciso verificar se a forma de pagamento permite esse reembolso, caso contrário ele será enviado à carteira PSN do usuário.
A Sony ressalta que as regras de reembolso podem ser revistas caso o conteúdo comprado apresentar falhas. Isso quer dizer que, se a empresa considerar o produto defeituoso, ela permite reembolsos de itens que já foram baixados ou transmitidos. A observação é, no entanto, relativa, já que depende da análise da fabricante da linha Playstation.
É provável que o termo seja aplicado apenas em jogos com bugs que tragam problemas de jogabilidade ou que comprometam o console e sejam reconhecidos pelo desenvolvedor. Um bom exemplo disso foi a falha do game “Anthem”. Diversos usuários relataram que o jogo fazia os PS4 travarem, desligarem e até inutilizava os dispositivos.
Para evitar problemas no processo de restituição de pagamento, a Sony sugere desativar a função “Downloads Automáticos”. O recurso, no entanto, é um dos mais usados pelos usuários de PS4, por facilitar a transmissão de jogos ao evitar a espera por finalização de downloads. Por isso, a nova política de reembolso pode resultar em reações negativas.
Quanto às assinaturas PlayStation Plus e PlayStation Now, elas também poderão ser canceladas e reembolsadas até 14 dias depois de adquiridas. Nestes casos, no entanto, é possível solicitar a devolução de créditos na PSN após o início de transmissão e downloads de games, mas será descontado do pagamento o valor do período em que o serviço foi utilizado.
Via: The Verge.