Com a evolução da tecnologia, está mais fácil do que nunca criar um jogo. O mesmo avanço da tecnologia, no entanto, tornou extremamente fácil criar games que ocupem espaço em excesso em celulares ou PCs. Se 13 KB era espaço suficiente para games na era do Atari, hoje até mesmo arquivos de texto puro superam esse tamanho com facilidade. Você consegue imaginar um jogo que respeite esse limite de 13 KB?

É essa a missão dos desenvolvedores que participam da competição Js13kGames, que deverão exercitar a criatividade e a conservação máxima de recursos ao programar um game em JavaScript, respeitando o limite de que o resultado final não pode superar os 13 KB.

Para alcançar essa meta, é necessário criar soluções que fujam das ferramentas convencionais. Como aponta o The Next Web, a biblioteca Phaser, por exemplo, ocupa por si só mais do que 800 KB com compressão máxima. Assim, a própria competição oferece alternativas de ferramentas que façam o grosso do trabalho ocupando o mínimo de espaço possível, como o microframework Ox 2D, que ocupa apenas 3,8 KB, dando aos desenvolvedores 9 KB para desenvolver o resto do game. Outra opção é o Mibbu, de apenas 2,29 KB.

Os programadores também precisam criar alternativas para que recursos do jogo não estourem o limite, o que muitas vezes significa criar um sistema de geração procedural, quando um algoritmo passa a ser responsável por gerar cenários, personagens e outros aspectos do jogo. O formato poupa muito espaço, mas também acaba consumindo bastante tempo.

A essa altura, você provavelmente está imaginando como é um jogo de apenas 13 KB nos dias de hoje. E, surpreendentemente, os games são bastante completos, ainda que bastante simples. Você pode conferir os projetos premiados nos anos passados no site oficial da competição. Uma recomendação é o GlitchBuster, um jogo de plataforma básico, mas muito charmoso.