Quem um dia teve um Mega Drive dificilmente imaginaria que seria possível executar os jogos dele em um dispositivo menor que uma nota de dois reais. No entanto, é isso que o PocketSprite faz: o dispositivo, que mede 5,5 centímetros de altura por 3,2 de largura, consegue emular jogos de Mega Drive, Game Gear, Game Boy e Game Boy Color.

Para isso, o aparelho usa um processador dual-core ESP32 com 240 MHz de clock, 520 kB de RAM e 128 mega de armazenamento. Pode parecer pouco, mas como o Kotaku aponta, o Game Boy por exemplo tinha um processador de 4,19 MHz e apenas 16 kB de RAM – assim, o PocketSprite é mais do que capaz de rodar os jogos dele. O vídeo abaixo mostra ele em funcionamento:

Além dos componentes já citados, o chaveiro tem uma bateria de íon-lítio que, segundo a empresa, é capaz de oferecer “horas de jogo e meses em standby” com uma única carga, e o carregamento é feito via microUSB em no máximo uma hora e meia. Para colocar jogos no aparelho, é possível conectar-se a ele via Wi-Fi e usar um programa desenvolvido pela empresa para subir os jogos para a memória dele, sem a necessidade de conexões cabeadas.

O tamanho extremamente reduzido do PocketSprite, por outro lado, é um problema no tocante à sua tela. O painel OLED mede apenas 25 por 22 milímetros, e tem uma resolução de 80 por 64 pixels. Embora a resolução não seja muito menor que a dos jogos originais, o problema é que ela torna difícil ler qualquer a maioria dos textos que aparecem na tela.

O PocketSprite está em fase de financiamento coletivo por meio do site Crowd Supply, mas já atingiu mais de cinco vezes sua meta original de US$ 20 mil (atualmente foram arrecadados mais de US$ 105 mil para o projeto). Quem quiser pode adquirí-lo por a partir de US$ 55 (R$ 179 na conversão direta), e a expectativa da empresa é começar a enviá-lo aos apoiadores a partir de maio deste ano.